encceja Profª. Vanessa Garcia

Resultados Encceja 2019

Resultados Encceja 2019

Os resultados do Encceja podem parecer assunto a ser tratado mais a frente, mas já deve ser pensado por quem fará a prova este ano. (Salve esta página em seus favoritos,  pois o resultado oficial vai sair em Dezembro/2019)

Todos os anos milhares de pessoas fazem o encceja pelo Brasil afora, e por isso, conhecer seus resultados é fundamental.

Mesmo que a maioria das datas tenham sido liberadas pelo INEP, que é a banca organizadora da prova, os resultados ainda não foram, porém temos o mês que é (Dezembro/2019).

Isto porque, como são muitas provas, e uma redação que deve ser corrigida uma a uma, é preciso de um tempo maior.

Mas não se preocupe, se você desde já quiser entender mais sobre os resultados da sua prova você está no lugar certo.

Resultados Encceja – A prova

Resultados Encceja - A prova
Resultados Encceja – A prova

A prova conhecida como Encceja, é uma forma que o governo federal deu à população que ainda não possui diploma de Ensino Fundamental nem Médio.

Por meio dela, o candidato que for aprovado consegue seu certificado de conclusão mesmo sem ter ido a escola ou frequentado um EJA.

Como muitas pessoas trabalham e querem mudar de vida com os diplomas, não sobra tempo de frequentar o famoso “supletivo”, a prova é uma ferramenta.

Mas não é qualquer um que pode fazer a prova, para que se consiga os certificados, independente dos resultados é necessário cumprir alguns requisitos.

Para se inscrever é necessário ter no mínimo 15 anos para a prova do Ensino Fundamental e ser maior de 18 anos para fazer a prova do Ensino Médio.

Neste caso, mesmo que se consiga bons resultados do encceja, se não tiver a idade não conseguirá o diploma.

A prova é composta por quatro provas das áreas de Ciências da Natureza, Ciências humanas, Linguagens e Matemática, além de ter uma redação.

Como são conteúdos da escola você pode muito bem estudar em casa e se preparar da sua forma.

O que é preciso para ser aprovado

A prova do Encceja, por mais que não seja tão competitiva como o Enem, por exemplo, ainda tem o próprio sistema de pontuação.

Se não conseguir a pontuação mínima para ser “aprovado”, você não conseguirá seus almejados diplomas.

Ao total você terá 5 notas. 4 delas serão referentes às provas das áreas de conhecimento, e 1 da redação.

Em cada prova deve ser feito 100 pontos para que se consiga passar em todas as matérias. A redação vale de zero a dez, e com 5 você já consegue ser aprovado nela.

Caso não se consiga as notas necessárias para ser aprovado, você poderá pedir um certificado de proficiência.

Este documento pode ser emitido pelo próprio site do Encceja, e informa em quais matérias você conseguiu a nota necessária.

Dessa forma, se você ainda assim quiser no próximo ano tentar a prova novamente para conseguir o diploma, não precisará fazer aquelas matérias que já passou.

Então a prova é menor e mais fácil.

Consultar o resultado Encceja 2019

Algum tempo depois da prova, que este ano foi no dia 25 de agosto, sairá o resultado uns dias após a realização das provas, neste cado em Dezembro de 2019.

Você poderá ver o desempenho em cada disciplina e a redação, e então saberá se foi aprovado em todas e poderá pegar seu diploma.

Os certificados poderão ser retirados nas secretarias estaduais de educação do seu estado, ou em Institutos Federais.

Para consultar seu resultado individual (assim que disponível) você deve acessar a página do participante e preencher seus dados.

Por isso é importante você lembrar qual é a senha que cadastrou no momento da sua inscrição em maio. Para que possa acessar sem problemas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.