encceja Profª. Vanessa Garcia

Certificados Encceja podem ingressar na Universidade de forma Gratuita

Certificados Encceja podem ingressar na Universidade de forma Gratuita

O ENCCEJA é mais uma ferramenta para aqueles que pretendem alcançar o diploma de Ensino Fundamental. Hoje te mostraremos que é possível sonhar mais alto e como você pode chegar até fazer faculdade a partir do Encceja!

Mais do que um simples certificado, terminar os estudos abre um leque de oportunidades para quem pretende continuar os estudos.

É comum, por inúmeros motivos, que se interrompa os estudos e acabe-se por não continuar devido ao ritmo de trabalho, mas saiba que é possível!

A prova do ENCCEJA é a porta de entrada para aqueles que não possuem o certificado e tenham a vontade de conseguir.

É uma ferramenta do governo para que você consiga chegar onde quer.

Por isso vamos te mostrar como ir mais longe com a prova do ENCCEJA e como é possível até mesmo entrar na faculdade.

ENCCEJA: Como entrar na faculdade

Encceja 2019
Foto: Divulgação

Se você não conhece o ENCCEJA vamos te mostrar um pouco sobre essa oportunidade.

A prova do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), foi desenvolvida pelo governo com o intuito de ajudar as pessoas que ainda não terminaram os estudos e querem ou precisam do certificado.

O exame é composto por quatro provas das áreas de Ciências da Natureza, Ciências humanas, Linguagens e Matemática, além de ter uma redação.

Cada prova possui 30 questões, e cada questão vale 3 pontos na sua nota. A redação, por sua vez, vai de zero à 10!

Para que se consiga entrar em qualquer curso superior no Brasil é necessário o certificado de Ensino Médio.

Para conseguir isso você precisa tirar, pelo menos 100 pontos por matéria, ou seja, acertar pelo menos 10 questões de cada prova.

Na redação é necessário atingir metade da pontuação pelo menos, ou seja, 5 pontos.

Entrar na faculdade com o Encceja

Entrar na faculdade não é tarefa fácil, mas com a prova do ENCCEJA e o seu certificado de Ensino Médio você já terá meio caminho andado para o almejado sonho.

Encceja 2019
Foto: Divulgação

Caso você já possua o diploma, e tenha feito a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) as coisas ficam mais fáceis ainda.

O governo federal, por meio de convênios com as instituições de educação superior do Brasil todo, mantém três programas para facilitar nossa vida ao ingressa no Nivel Superior.

  • SISU

O sistema de seleção unificada, ou SISU, é destinado ao ingresso em Universidades Públicas.

A proposta é de que após o resultado do ENEM sair o candidato “aplique” a média das notas para cursos em Universidades Públicas.

A melhor parte é que o número de universidades aderindo ao programa é cada vez maior, e em algumas até mesmo 40% de suas vagas são destinadas ao SISU.

  • ProUni

O ProUni é um programa do governo federal destinado àqueles que não tem condições de se locomoverem para locais onde haja universidade pública.

O programa fornece bolsas de 50% e 100% para Faculdades particulares com a intenção de não deixar ninguém sem oportunidades.

  • Fies

O Financiamento Estudantil, é um programa do governo que te faz um plano de parcelamento diferenciado, para que você consiga pagar as mensalidades do seu curso.

O melhor é que com o NOVO FIES é possível conseguir taxas de juros bem mais baixas que há um ano atrás, o que é ótimo para seu bolso!

Você cria o seu mérito

Ao fazer a prova do ENCCEJA você estará dando o pontapé inicial para o Ensino Superior, além disso estará praticando seus conhecimentos e treinando para a realização do ENEM também.

Não se esqueça que sempre é tempo de estudar, não importa qual a sua idade, se você tem o sonho de estudar e entrar na faculdade saiba que você ainda pode fazer tudo isso.

Hoje não faltam oportunidades para quem é dedicado criar o próprio mérito nos estudos. Então não desista e persista em seus sonhos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.